Moçambique: Presidente da República testa positivo à covid-19, tal como líder do Botswana

O Gabinete da Presidência da República do Botswana anunciou, na noite desta segunda-feira, 03 de Janeiro 2022, em comunicado de imprensa que o chefe de estado, Mokgweetsi Masisi, está a cumprir o protocolo de isolamento sanitário, na residência oficial, por ter testado positivo para a Covid-19.

O Comunicado de Imprensa refere, ainda, que o Presidente Masisi é assintomático e está a receber tratamento médico, na residência oficial. De acordo com o comunicado de imprensa, o vice-presidente da República do Botswana, Slumber Tsogwane, vai assumir o cargo de Presidente da República até a declaração do fim do período de isolamento sanitário do estadista Mokgweetsi Masisi.

De referir que o Presidente Mokgweetsi Masisi esteve na última semana de Dezembro de 2021 em visita de trabalho a Moçambique onde junto do presidente da república de Moçambique, Filipe Nyusi, e suas delegações foram visitar o teatro operacional norte (TON) na província de Cabo Delgado. No local, Mokgweetsi Masisi apelou às suas forças em operações de apoio ao exército moçambicano, em Cabo Delgado, a serem implacáveis no combate ao terrorismo.

O Botswana faz parte da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que desde Julho está a apoiar Moçambique no combate a grupos rebeldes em Cabo Delgado, ao lado de países como Angola, África do Sul, Lesotho e Tanzânia.

Um outro comunicado da Presidência da República de Moçambique recebido na mesma data, indica que no contexto das suas atribuições, durante os últimos dias do ano o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, realizou actividades que incluíram deslocações a diferentes pontos, assim como manter encontros com alguns grupos de interesse a nível nacional e não só.

Considerando o contexto actual dominado por altos níveis de infecção causadas pela variante Ómicron, o Chefe do Estado e Esposa submeteram-se ao teste rápido, cujos resultados se revelaram positivos ao SARS-Cov2, no entanto, em observância às orientações sanitárias vigentes, mesmo sendo assintomáticos, o Presidente Nyusi e Esposa tomaram a decisão imediata de cumprir rigorosamente com o protocolo de isolamento sanitário, enquanto aguardam pelos resultados definitivos de PCR.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…