O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4 de janeiro, que a Edilidade vai pagar o 13º salário aos seus funcionários e agentes do Estado.
Esta promessa foi recebida com alívio e agrado pelos munícipes e funcionários da autarquia da Cidade nas margens do rio dos Bons Sinais.
“Quando tive conhecimento dessa notícia de que será pago o décimo terceiro salário, contrariando anúncio do Chefe de Estado, fiquei aliviada porque estava no desespero sem saber como fazer com meus dois filhos que estudam foram da Cidade de Quelimane” agradece Assulima Juma, funcionária no Conselho Autárquico de Quelimane.
No entender do Autarca, apesar do Presidente da República, Filipe Nyusi, ter manifestado o não pagamento do 13º salário aos funcionários e agentes do estado devido a exiguidade de fundos, não há impedimento aos órgãos descentralizados com autonomia própria, como as Autarquias Municipais, de fazer o pagamento, tendo condições de fazê-lo.
Sublinhou que o município de Quelimane, dentro da sua autonomia, irá efetuar com o pagamento do 13º salário aos seus funcionários dentro de alguns dias. Assim, junta-se ao Município da Beira, que já anunciou o pagamento do décimo terceiro salário aos seus funcionários e agentes do Estado.
Aurelio Sambo – Correspondente