O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique partilhou que espera ter mais 100 médicos formados em Cuba até 2024, de acordo com a “Folha de Maputo”. Tal será feito no âmbito de um acordo de cooperação recentemente formalizado entre os dois países.
Este programa teve início em 2018. Atualmente, encontram-se pelo menos 33 estudantes moçambicanos em formação em instituições cubanas, indica uma nota avançada pelo referido ministério. O objetivo, menciona, é garantir que até 2024 um total de 100 estudantes moçambicanos tenham sido formados em cursos de medicina geral cubanos.
O acordo foi formalizado e atualizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique e pela Comercializadora dos Serviços Médicos cubanos em Havana.
“Refira-se que a cooperação com a República de Cuba data desde a luta de libertação nacional, depois da independência. Milhares de jovens moçambicanos beneficiaram de formação em várias áreas de conhecimento em Cuba”, conclui o documento.