Moçambique: Prevista exportação de 250 MW de energia elétrica

A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) estima um aumento de cerca de 250 Megawatts no fornecimento de energia aos países da África Austral, a partir da Central Térmica de Temane, em Inhambane. 

Segundo a entidade, o objetivo é aumentar as receitas no setor sem prejudicar o consumo local. Apesar de o país ser um dos atores mais ativos no mercado de produção de energia elétrica da África Austral, grande parte da população continua sem acesso à energia da rede nacional.

Para obter receitas e inverter a situação, a EDM está a analisar a possibilidade de aumentar as exportações de energia aos países-membros da Southern African Power Pool (SAPP) da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).

“Se falarmos do projeto Temane, a expectativa é que cerca de metade da energia que temos possa ser disponibilizada à região. Estaremos a falar de cerca de 200 a 250 Megawatts. Quando vier o projeto Mphanda NKuwa, também haverá energia a ser disponibilizada para a região, uma vez que 1.500 Megawatts é muito para aquilo que são as capacidades que nós, como país, temos para absolver”, esclareceu o administrador da área de negócios na EDM, Pedro Nguelume, citado pelo jornal “O País”.

“Se estivermos a falar de um projeto que começa a partir da nossa rede elétrica e vai à fronteira, isso permite que cheguemos às zonas mais recônditas e complementar a nossa possibilidade de até 2030 poder chegar a mais pessoas”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: CASA-CE quer continuar luta contra a corrupção

Angola: CASA-CE quer continuar luta contra a corrupção

O dirigente da CASA-CE, Manuel Fernandes, reiterou nesta terça-feira, 02 de agosto, o desejo de continuar a luta contra a…
Angola: UNITA defende apoio a órfãos e deficientes

Angola: UNITA defende apoio a órfãos e deficientes

O candidato presidencial da UNITA nas eleições gerais, Adalberto Costa Júnior, defendeu nesta terça-feira, 02 de agosto, que deve ser…
Moçambique: Renamo diz que PRM vai "agir violentamente" em protestos

Moçambique: Renamo diz que PRM vai "agir violentamente" em protestos

A Renamo acusa a Polícia da República de Moçambique (PRM) de estar preparada para “agir violentamente” se houver protestos do…
Guiné-Bissau: Militantes do PRS integram MADEM e geram mal-estar entre direcções

Guiné-Bissau: Militantes do PRS integram MADEM e geram mal-estar entre direcções

No espaço de uma semana, dois militantes de peso do Partido da Renovação Social (PRS) anunciaram a desvinculação ao partido…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin