O novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa Eletricidade de Moçambique (EDM), Marcelino Gildo Alberto, tomou posse nesta quarta-feira, 24 de junho, perante o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.
O primeiro-ministro desafiou o empossado a privilegiar ações que assegurem o acesso universal de energia à população até 2030, tendo afirmado que a indicação de Marcelino Alberto “enquadra-se no conjunto das nossas ações governativas, visando garantir uma maior dinâmica do setor empresarial do Estado”.
Espera-se de Gildo Alberto, acrescentou, que possa “dar o melhor de si para a continuidade do processo de crescimento desta empresa estratégica no processo de desenvolvimento do nosso país”.
Nesse âmbito, o empossado deverá continuar a “privilegiar a implementação de ações que garantam o alcance do acesso universal de energia para toda a população moçambicana”, assim como o “reforço das parcerias entre a EDM e os vários atores do setor elétrico” no país.
Agostinho do Rosário disse que a aposta reside em concluir a ligação de todas as sedes dos postos administrativos à rede elétrica nacional, além de assegurar que a energia chegue também aos locais com maior potencial agro-industrial e turístico.