O Primeiro-Ministro (PM) do Reino de Lesoto, Sani Matekane, visitou, este fim de semana, o contingente militar do seu país, que integra a Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SADC), conhecida pelo acrónimo SAMIM.
No distrito de Nangade, Sam Matekane interagiu com os militares do seu país e encorajou-os a manter firmeza no apoio a Moçambique no combate ao terrorismo, depois das baixas sofridas em Cabo Delgado.
Por seu turno, o secretário permanente do distrito de Nangade, José Njaz, agradeceu a visita e garantiu que havia grande empenho por parte de elementos do Lesoto no combate ao terrorismo. Em Nangade, as unidades do Lesoto trabalham em coordenação com o efectivo da Tanzânia, também integrado na SAMIM.
Depois de, por muito tempo, ter-se colocado como um dos distritos com maior propensão à circulação e ocorrência de ataques terroristas, actualmente relata-se um ambiente de relativa segurança no distrito Cabo Delgado.
Há ainda relato de casos em que os terroristas se entregam às autoridades, em resultado de se sentirem cercados por conta das ofensivas das Força de Defesa e Segurança (FDS).
Aurelio Sambo – Correspondente