O Governo moçambicano, encabeçado pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, marcou presença no Parlamento esta quarta-feira, 13 de março, para a primeira sessão de informações feitas este ano pelos deputados.
As bancadas parlamentares da Frelimo, Renamo e MDM solicitaram informações ao Governo sobre diversas matérias, entre as quais o pagamento das dívidas ocultas, tendo o assunto sido mencionado pelo MDM, que quis saber se o Executivo vai continuar com o processo de reestruturação dessas dívidas e se o país vai pagá-las.
Em resposta à questão, Agostinho do Rosário reiterou que o Governo não está a pagar as dívidas contraídas pelas empresas ProIndicus, EMATUM e MAM. “Sobre a questão do pagamento ou não das dívidas, gostaríamos de informar que as únicas dívidas externas que o Governo tem vindo a pagar são a dívida bilateral e multilateral, isto é, a contraída junto de outros países e instituições financeiras de que o nosso país é membro, tais como Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Islâmico de Desenvolvimento, entre outros”, começou por esclarecer.
“Relativamente às dívidas da EMATUM, ProIndicus e MAM, o Governo não tem estado a pagar. Como é do conhecimento de Vossas Excelências, o Governo tem vindo a interagir com os credores da dívida associada à EMATUM, bem como a contraída pela ProIndicus e MAM, com vista a encontrar soluções que melhor salvaguardem o interesse nacional”, acrescentou.