A Renamo realizou mais uma manifestação para contestar os resultados das eleições autárquicas de 11 de outubro. O protesto decorreu esta quinta-feira, 16 de novembro, em Angoche, na província de Nampula.
No entanto, o evento terminou em confronto com a Polícia da República de Moçambique (PRM), o que resultou num morto e em vários feridos, segundo a “Carta de Moçambique”.
Agentes da PRM terão disparado balas reais para dispersarem os manifestantes. Há ainda informações preliminares que indicam que a PRM baleou com gravidade pelo menos seis pessoas.
De acordo com os relatos de um jornalista da rádio comunitária local, os manifestantes da Renamo marchavam com uma urna revestida de roupas da Frelimo, tendo sido impedidos de passar numa certa rua. Não terão concordado e terão decidido reagir, o que resultou no referido confronto.
É ainda mencionado que a PRM usou primeiro balas de borracha e gás lacrimogéneo, mas que tal não resultou para travar a multidão. Terá sido nessa altura que recorreu, alegadamente, a balas reais contra civis.