Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia da República de Moçambique (PRM) e do Ministério da Saúde (MISAU) deram nota positiva, comparativamente a igual período do ano anterior.
O sector da saúde revelou que foram violadas cerca de 95 menores em todo país, um número que continua a ser preocupante. De acordo com Feliz Pinto, representante do MISAU o número de casos de agressão física e violação de menores prevaleceu alto, apesar de ser mais reduzido que no ano anterior.
“Ainda observamos com preocupação a ocorrência de violência doméstica e violência sexual. Apesar de ter diminuído, registámos ainda casos preocupantes, 95 casos registados nas unidades hospitalares de violação e de violência doméstica e cerca de 213 casos de agressão física. Temos especial preocupação com a Província e Cidade de Maputo, com particular aumento de casos na Cidade de Maputo e na Província de Manica”, avançou o responsável.
Sobre as mortes dentro das unidades sanitárias, Pinto diz que, na última quadra festiva, houve uma grande redução, que resulta essencialmente da rápida prestação de socorro e disponibilidade das urgências em cuidar e/ou reanimar as vítimas. “Nós observamos uma queda em 50%, o que, para nós, constitui um ponto positivo neste período. Tivemos um registo de 35 óbitos, contra 66 do ano passado.”
Apesar do balanço positivo, ao sector da saúde preocupa os casos de acidentes de viação, com maior incidência na Cidade de Maputo, províncias de Inhambane, Nampula e Zambézia. Durante o Natal e a Passagem de Ano, houve redução de acidentes de viação e de óbitos na via pública, 19 contra 42 em igual período e 24 contra 48, respectivamente.
Ainda na reunião de balanço da quadra festiva, as fontes disse que os casos mencionados estão relacionados ao excessivo consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.
Aurelio Sambo – Correspondente