A Polícia da República de Moçambique, na província de Nampula, ameaça levar a tribunal, o atual presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula e cabeça-de-lista do partido RENAMO, Paulo Vahanle, devido a incitação para a prática de crime contra a segurança pública.
Zacarias Nacute, porta-voz da PRM em Nampula, que falava em conferência de imprensa, esta segunda-feira, entende que Paulo Vahanle instigou a população para a prática de um crime, no passado domingo enquanto discursava no bairro Muahivire no último domingo.
A PRM espera que a população não adira o pedido de Vahanle. “Diante dessas situações esperamos que cidadãos de boa-fé, de boa conduta não sejam afetados nas atividades normais de trabalho por essas ações de vandalismo essas ações criminosas que este candidato está incentivando a população a cometer o crime”.
As autoridades policiais avisam que não vão tolerar atos de vandalismo. “Queremos reiterar o nosso apelo a todos os cidadãos a nível dos municípios da província de Nampula para não aderirem a esses pronunciamentos de incitação a violência, porque se nos envolvemos em situações de género podemos correr o risco de obter danos irreversíveis”, avisou Zacarias Nacute.
No domingo, Paulo Vahanle, alegadamente, convidou os membros e simpatizantes do seu partido para rebelarem-se contra a polícia, caso as autoridades eleitorais contrariem a vontade e desejo de Nampula de se manter sob liderança do atual edil.