Na última sexta-feira, dia 17 de junho, homens armados atacaram uma aldeia no posto administrativo de Lúrio, distrito de Moma, na província de Nampula, deixando pelo menos duas pessoas mortas e várias casas incendiadas.
Em conferência de imprensa esta segunda-feira, o Porta-voz da PRM em Nampula, Zacarias Nacute, confirmou ter havido ataque, gerando pânico e saque de barracas, mas não associa a uma incursão terrorista.
“Tivemos informações que tem algumas barracas naquela zona que foram saqueadas, mas não sabemos ao certo se se trata exactamente de terroristas, ou de alguém que se tenha aproveitado da situação da população que entrou em pânico, para aproveitar-se disso e subtrair bens da população, explicou Zacarias Nacute.
Mais adiante, o porta-voz da PRM, em Nampula, disse que “o que podemos afirmar é que não houve nenhum ataque ao nível da nossa província, nestes pontos de Memba e Eráti”.
Suspeita-se que os atacantes do posto administrativo de Lúrio em Memba, vieram dos distritos de Chiure e Mecufe, em Cabo Delgado, onde também fizeram vários ataques.