A Procuradoria do distrito de Ribáué na província de Nampula promete que vai responsabilizar os dirigentes envolvidos em actos de recenseamento eleitoral clandestino na região de Iapala na última semana, sendo que neste momento decorrem os trâmites legais do processo.
O Procurador Distrital de Ribáué, Aires Bone, disse que os autores já foram identificados, mas encontram-se em liberdade enquanto se investigam as circunstâncias que ditaram a instalação de um posto de recenseamento eleitoral clandestino.
“As pessoas que praticaram as infracções foram identificadas num auto normal. Como sabem, a fase de instrução é secreta, não podemos dar muitos detalhes porque é uma fase de investigação para de facto apurarmos como é que aconteceu, quais são as implicações e as pessoas implicadas”, disse quando falava à comunicação social.
Refira-se que o Director Provincial do STAE na província de Nampula, Luís Cavalo, disse que medidas administrativas foram tomadas contra o Director Distrital do órgão em Ribáué, bem como os outros dois brigadistas envolvidos no ilícito eleitoral que consistiu em recensear mais de 100 eleitores fora do horário eleitoral estabelecido que é das 8 às 16 horas, pior ainda numa zona supostamente fora do raio autárquico.