Os produtores da província de Maputo afirmaram que conseguem assegurar mais de 500 mil toneladas de alimentos de primeira necessidade, como hortícolas, para abastecer o mercado nos próximos três meses. Tal servirá para mitigar os impactos do novo coronavírus (Covid-19).
O Governador da referida província moçambicana reuniu-se com os produtores locais para ficar a par da capacidade de abastecimento de alimentos durante a luta contra a pandemia. Júlio Parruque aproveitou a ocasião para apelar à união entre os produtores, de forma a que não faltem alimentos nos mercados.
A Direção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar já garantiu que não vai haver falta de alimentos de primeira necessidade nos mercados.
Para os produtores foi alocado um total de 28 motobombas com a respetiva tubagem, com uma capacidade de irrigação de 140 hectares só de hortícolas. Quanto aos beneficiários, estes comparticipam com apenas dez mil meticais (135 euros) cada, do valor real de cerca de 67 mil meticais (908 euros) gastos pelo Governo na aquisição de cada unidade.