Implementado com objetivo de reduzir o desemprego nos jovens e impedir que sejam aliciados aos grupos de terroristas que actuam no norte de Moçambique, o projecto Espaço Livre Juventude, sediado na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, formou em 2021, 337 jovens deslocados em matéria de auto-emprego.
O Presidente do Espaço Livre Juventude, Luís Zingai, disse à imprensa na cidade de Pemba, que os 337 jovens deslocados (de ambos os sexos), foram capacitados em serralharia, canalização, pedreiro, higiene e segurança no trabalho, horticultura e electricidade.
“A nossa grande marca foi conseguir formar mulheres em trabalhos ditos como sendo de homens, na área de serralharia por exemplo, é um trabalho que as pessoas não acreditam muito ser feito por mulheres” explicou Zingai, garantido que algumas empresas na cidade de Pemba, “vão garantir mercado de trabalho para alguns”.
A fonte anotou que alguns dos formados já foram aceites como estagiários nas empresas Electricidade de Moçambique-EDM e Fundos de Investimento e Património de Água-FIPAG.