A ministra do Trabalho e Segurança Social de Moçambique, Margarida Talapa, informou que já reabriram quase todas as empresas encerradas em 2020, devido à pandemia da Covid-19.
Apesar de não ter avançado números concretos e o nome das empresas, a governante disse que foram mais de 97% aquelas que reabriram. Esta decisão foi tomada após a diminuição de mortes e internamentos causados pelo coronavírus, o que levou ao levantamento de algumas restrições.
“Conseguimos gerir e mediar os problemas que íamos tendo no dia a dia. Hoje podemos reafirmar que 97% das instituições empresariais que, no ano passado, tinham encerrado as suas empresas, retomaram as atividades. Os trabalhadores receberam as suas indemnizações, alguns retomaram as suas atividades e conseguiram fazer o acompanhamento da situação, caso a caso. Não tivemos problemas graves”, partilhou.
De acordo com os dados da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, até abril deste ano mais de metade das 1.075 empresas que encerraram por se ressentirem da crise provocada pela Covid-19 voltaram a abrir portas.