Moçambique quer tropas mais evoluídas a nível de equipamento

ministra dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Verónica Macamo, defendeu o apetrechamento das tropas para terem mais sucesso no combate ao terrorismo. A posição foi tomada na sessão de abertura da reunião virtual do Conselho de Paz e Segurança da União Africana

Ainda de acordo com a ex-Presidente da Assembleia da República, deveria haver mais colaboração entre os países africanos e apostar-se em tecnologias para fazer frente ao terrorismo. 

Macamo é a favor da inovação e união de sinergias para desencorajar o recrutamento e a instrumentalização e crianças e jovens nos ataques armados. É dessa forma que considera melhor enfrentar a radicalização e o extremismo violento que está a provocar uma crise humanitária em Moçambique. 

“Acreditamos que o combate efetivo, sustentável e bem-sucedido contra o terrorismo é um processo que encerra várias etapas. Algumas destas etapas devem ocorrer simultaneamente, como por exemplo, a ação militar contra as forças mais ativas do terrorismo no teatro de operações, o corte de todas as fontes de financiamento que nutrem este fenómeno, bem como prestar maior atenção aos programas de desenvolvimento inclusivo”, partilhou. 

“Estas ações, aliadas a programas de educação das comunidades, concorrem para o objetivo de contrapor quaisquer tentativas ou aproveitamento por parte de terroristas para aliciar a população e recrutar jovens para as suas fileiras. A erradicação da ideologia extremista e radicalização no nosso continente exige o reforço de iniciativas e ações concertadas e inovadoras, evolvendo também o sector privado e a sociedade civil, sobretudo nesta altura em que os terroristas recorrem a meios tecnológicos cada vez mais sofisticados nas suas operações”, acrescentou.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

África do Sul trava entrada ilegal de moçambicanos no país

As autoridades sul-africanas impediram a entrada ilegal de 40 moçambicanos no seu território, por ocasião do regresso de várias pessoas…
Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

Comissão Mista Angola-Brasil reúne-se entre março e abril

A Comissão Mista Angola-Brasil vai reunir-se entre março e abril para impulsionar as relações de cooperação bilateral.  Esta foi uma…
Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

Timor-Leste: PR diz que Brasil pode apoiar na autossuficiência na agricultura

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, partilhou publicamente que o Brasil pode apoiar o seu país a tornar-se…
Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…