O Banco Mundial aprovou um crédito de 300 milhões de dólares para o Projeto de Acesso a Finanças e Oportunidades Económicas em Moçambique, denominado “Mais Oportunidades”.
Esta iniciativa visa apoiar o Fundo de Garantia de Crédito criado pelo Governo moçambicano e também promover a inclusão financeira, ao abranger grupos de poupança informais.
A duração do projeto é de seis anos, sendo financiado pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), um dos braços do Banco Mundial.
“O Banco Mundial irá apoiar o Governo de Moçambique a enfrentar múltiplos choques económicos e os constrangimentos de mercado que impedem as micro, pequenas e médias empresas e indivíduos, incluindo trabalhadores informais, de aceder e usar serviços financeiros e aproveitar oportunidades económicas”, afirmou a diretora do Banco Mundial para Moçambique, Idah Z. Pswarayi-Riddihough.
Com o crédito de 300 milhões de dólares, o projeto pretende apoiar diretamente o Pacote de Medidas de Aceleração Económica do Governo e ainda outras medidas, através da criação de um Fundo de Garantia de Crédito nacional, o primeiro deste género em Moçambique.
Por sua vez, o referido fundo visa promover liquidez no sistema bancário e desbloquear financiamento para as pequenas e médias empresas, incluindo empresas pertencentes ou lideradas por mulheres, ou que operam em regiões ou setores vulneráveis aos choques climáticos.