Europa | Moçambique

Moçambique recebe milhões da Suécia para implementação da paz

A Suécia vai apoiar a implementação do Acordo de Paz e Reconciliação em Moçambique, através de três milhões de euros. O anúncio foi feito pela Embaixada sueca em Maputo. 

“Com este apoio esperamos contribuir para uma implementação sustentável do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo”, declarou a embaixadora da Suécia no país, Mette Sunnergren. 

Recorde-se que o acordo em questão foi assinado em agosto do ano passado pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e pelo líder da Renamo, Ossufo Momade. No documento está previsto o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) do braço armado da maior formação política na oposição. 

“Este apoio visa contribuir para um futuro de paz e reconciliação em Moçambique sem o ressurgimento das hostilidades militares entre o Governo e a Renamo”, pode ainda ler-se no comunicado. 

A Suécia torna-se então no 10.º contribuinte para o fundo comum, após a União Europeia, a Suíça, o Reino Unido, a Irlanda, a Holanda, a Alemanha, a Irlanda, a Finlândia, o Canadá e o Botswana.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo