O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) vai disponibilizar cerca de 14 milhões de dólares por ano para a reconstrução de Cabo Delgado. Recorde-se que esta província moçambicana é frequentemente alvo de ataques armados desde outubro de 2017.
Segundo a “Rádio Moçambique”, o país governado por Filipe Nyusi faz assim parte dos países africanos que enfrentam o terrorismo escolhidos para receberem o financiamento do Governo norte-americano por um período de dez anos.
O anúncio foi feito pela subsecretária dos EUA para Assuntos Políticos, Victória Nuland, depois de uma audiência concedida pelo Presidente da República de Moçambique em Maputo.
“São cerca de 14 milhões de dólares anualmente para Moçambique, para juntos trabalharmos na reconstrução, estabilização da província de Cabo Delgado com a construção de hospitais, sistemas de água, eletrificação da província. Este fundo foi especificamente concebido, porque sabemos que não é suficiente expulsar terroristas de um país afetado, é preciso reconstruir as comunidades, empregar jovens para que não sejam mais recrutados para o terrorismo”, declarou.
A quantia vai ser disponibilizada após a assinatura de um acordo, o que está previsto acontecer nos próximos dois meses entre Moçambique e os EUA.