O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um donativo de um milhão de dólares (821 euros) para impulsionar o conteúdo local e as iniciativas de desenvolvimento de pequenas e médias empresas em Moçambique. O objetivo é que esse investimento gere emprego no país.
De acordo com o BAD, o donativo vai servir para prestar assessoria técnica e institucional ao Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas no apoio direto a start-ups e a Micro, Pequenas e Médias Empresas, com foco em negócios liderados por jovens e mulheres.
Trata-se de um projeto que abrangerá mais de 150 empresas locais e que irá facilitar o acesso a competências, certificação, contratos e financiamento de instituições financeiras locais nos setores do turismo, manufatura e agricultura.
Vão ser igualmente abrangidas as áreas de tecnologias de informação e comunicação, saúde e transporte, de maneira a facilitar assim as ligações de fornecimento de bens e serviços entre as Pequenas, Médias e Grandes Empresas, incluindo entidades governamentais e organizações não-governamentais.