Moçambique recebe USD 770 milhões do FMI e Banco Mundial

Moçambique vai receber, ainda em 2022, 770 milhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Esta decisão das duas instituições estrangeiras marca o regresso de uma ajuda ao país que foi parada em 2016. 

A suspensão do financiamento do Orçamento do Estado moçambicano deveu-se à descoberta das “dívidas ocultas” das empresas ProIndicus, MAM e Ematum. 

No entanto, a situação mudou neste mês de maio. O Conselho de Administração do FMI aprovou um pacote de financiamento de 470 milhões de dólares norte-americanos, que deverá ser pago dentro de dez anos, a uma taxa de juro de zero por cento. 

“O juro a ser pago é basicamente zero. Existem algumas taxas e isso também é uma questão transparente que pode ser vista na página [eletrónica] do Fundo”, esclareceu o representante residente do FMI em Moçambique, Alexis Meyer-Cirkel, citado pelo jornal “O País”. 

Quanto ao Banco Mundial, o Governo moçambicano espera que o mesmo recomece a financiar o Orçamento de Estado ainda este ano, depois da paragem de seis anos. O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, adiantou que o valor inicial a ser disponibilizado poderá corresponder a 300 milhões de dólares. 

“Esperamos para breve que o Banco Mundial já venha diretamente apoiar o Orçamento do Estado com o pacote inicial de 300 milhões de dólares a partir deste ano e também estamos em processo de mobilização de mais parceiros que precisavam deste sinal para formalizarem os apoios que temos em carteira”, partilhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…