Moçambique: Recenseamento eleitoral termina com vários postos inoperacionais em Nampula

O recenseamento para as eleições gerais de 15 de outubro terminou esta quinta-feira, 30 de maio. O último dia foi marcado por muitos postos total ou parcialmente inoperacionais na cidade de Nampula, devido à oscilação no sistema informático e à deficiência no funcionamento do equipamento.

No posto que esteve montado no Pavilhão dos Desportos, por exemplo, terá sido alegadamente feita, nas últimas duas semanas, apenas a emissão de cartões de segunda via (renovação). Alguns cidadãos queixaram-se à imprensa sobre o sucedido, entre eles Daniel Eduardo, que disse “hoje andei por quatro postos e a informação é de que não há sistema”.

“Encontro sérios problemas. Dizem que cá não há novos registos, só para quem quer atualizar. Agora não sei como vamos fazer quando chegar o dia de votação porque votar é direito de todos os cidadãos”, partilhou outro cidadão, Carlitos Alberto.

Com problemas em vários postos, nos poucos onde era possível recensear-se houve uma fila que acabou com os boletins, tendo obrigado à paralisação do processo sob o protesto dos que vieram cedo para conseguir o cartão de eleitor.

“O pessoal está lá para trabalhar, mas há o problema de falta de boletins. Dizem que comunicaram o STAE [Secretariado Técnico da Administração Eleitoral] antes de ontem e nós queremos recensear”, declarou Neusa Armando.

Recorde-se que o sistema informático e os equipamentos custaram milhões, de acordo com “O País”. Devido a estas anomalias, muitas pessoas irão ficar de fora das eleições deste ano por não terem conseguido tratar o cartão de eleitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Reino Unido continua a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia

Reino Unido continua a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia

O Governo do Reino Unido confirmou nesta quarta-feira, 09 de março, que irá continuar a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia. Trata-se…
BRASIL: Brasileiros deixam a Ucrânia enquanto o país discute situação agroalimentar

BRASIL: Brasileiros deixam a Ucrânia enquanto o país discute situação agroalimentar

O governo brasileiro informou que a Embaixada do Brasil em Kiev “permanece aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento…
Guiné-Bissau: Ninguém sabe qual dos 8 vice-presidentes pode substituir o presidente do PRS

Guiné-Bissau: Ninguém sabe qual dos 8 vice-presidentes pode substituir o presidente do PRS

A directiva assinada pelo presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, de 17 de Janeiro, mas conhecida só…
Moçambique: Ataques Macabros em Macomia

Moçambique: Ataques Macabros em Macomia

Terroristas atacaram numa emboscada no Domingo passado 06 de Março um grupo de milicianos denominado por força local da aldeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin