África Subsaariana | Moçambique

Moçambique reforça segurança da fronteira com África do Sul

A África do Sul informou que vai destacar uma força especial para a fronteira com Moçambique. O objetivo é travar o “enorme problema” da imigração ilegal vinda do território moçambicano.

A informação foi partilhada pelo ministro do Interior sul-africano, Aaron Motsoaledi. Segundo o próprio, “não é só por causa da Covid-19 que as entradas ilegais estão a acontecer aqui, e talvez a situação seja muito mais grave nesta altura, mas é algo que temos vindo a observar já há algum tempo e será resolvido com o destacamento dos novos guardas de fronteira a tempo inteiro”.

Também de acordo com o governante, as travessias ilegais “têm vindo a acontecer muito antes da Covid-19, porque são pessoas que não têm os requisitos para permanecer legalmente no país”.

“É um enorme problema, e uma das razões pelas quais o Governo decidiu criar uma entidade específica, porque reconhecemos que temos fronteiras porosas”, explicou.

 O novo contingente de segurança a ser destacado na fronteira com Moçambique vai ser gerido pela recém-criada Autoridade de Gestão de Fronteiras, que terá “os recursos humanos adequados”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo