Moçambique: Renamo acusa Frelimo de intervir em nomeação no STAE

O líder da Renamo, Ossufo Momade, acusa a Frelimo de tentar manipular o processo para a eleição do diretor-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), papel desempenhado atualmente por Loló Correia. 

“A Frelimo tentou manipular, tentou inviabilizar, mas o bom moçambicano está dentro, por isso já temos o novo diretor-geral do STAE”, disse, citado pelo jornal “O País”. 

“Reiteramos o nosso apelo à não interferência na comissão de eleições e no STAE. A recente tentativa de bloqueio ao processo de recrutamento do diretor-geral do STAE é uma clara demonstração de um determinado político que nunca quis um jogo limpo nas eleições”, criticou. 

“Essa interferência, claramente, constitui uma confissão pública que perdeu a popularidade e apoio sendo, por isso, que recorre frequentemente às fraudes. Sabemos até aonde vai a ambição e obsessão deste partido pelo poder, pois, num passado muito recente, o regime mandou executar o ativista Inocêncio Matavele na cidade de Xai-xai, simplesmente porque, em nome da democracia, defende eleições livres justas e transparentes”, prosseguiu. 

Momade apelou “ao regime do dia a não silenciar o atual diretor do STAE de nenhuma forma e muito menos semear luto”. Foi também pedido à sociedade civil, às confissões religiosas, aos académicos e aos órgãos de comunicação social para que ficassem todos “atentos a qualquer tentativa de perseguir, silenciar e assassinar qualquer cidadão que se propõe servir fielmente a pátria moçambicana”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Ativista que liderou marcha em Nampula denuncia PRM

Moçambique: Ativista que liderou marcha em Nampula denuncia PRM

O ativista que liderou a marcha em homenagem ao músico Azagaia na cidade de Nampula, Gamito dos Santos Carlos, denunciou…
EUA apontam prevalência da impunidade e corrupção na Guiné-Bissau

EUA apontam prevalência da impunidade e corrupção na Guiné-Bissau

O Departamento de Estado norte-americano destaca, no relatório sobre Direitos Humanos 2022, divulgado esta segunda-feira, 20 de Março, que “a…
Brasil: Viagem de Lula a África deve estreitar relações diplomáticas

Brasil: Viagem de Lula a África deve estreitar relações diplomáticas

Presidente deve visitar três países na região ainda neste semestre e retomar projetos bilaterais. O continente africano está na agenda…
STP: Força Armada contesta decisão do Ministério Público

STP: Força Armada contesta decisão do Ministério Público

As Forças Armadas São-tomenses, através de um comunicado tornado público na passada sexta-feira, informaram que os militares se mostraram contra…