Moçambique: Renamo acusa Frelimo de intervir em nomeação no STAE

O líder da Renamo, Ossufo Momade, acusa a Frelimo de tentar manipular o processo para a eleição do diretor-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), papel desempenhado atualmente por Loló Correia. 

“A Frelimo tentou manipular, tentou inviabilizar, mas o bom moçambicano está dentro, por isso já temos o novo diretor-geral do STAE”, disse, citado pelo jornal “O País”. 

“Reiteramos o nosso apelo à não interferência na comissão de eleições e no STAE. A recente tentativa de bloqueio ao processo de recrutamento do diretor-geral do STAE é uma clara demonstração de um determinado político que nunca quis um jogo limpo nas eleições”, criticou. 

“Essa interferência, claramente, constitui uma confissão pública que perdeu a popularidade e apoio sendo, por isso, que recorre frequentemente às fraudes. Sabemos até aonde vai a ambição e obsessão deste partido pelo poder, pois, num passado muito recente, o regime mandou executar o ativista Inocêncio Matavele na cidade de Xai-xai, simplesmente porque, em nome da democracia, defende eleições livres justas e transparentes”, prosseguiu. 

Momade apelou “ao regime do dia a não silenciar o atual diretor do STAE de nenhuma forma e muito menos semear luto”. Foi também pedido à sociedade civil, às confissões religiosas, aos académicos e aos órgãos de comunicação social para que ficassem todos “atentos a qualquer tentativa de perseguir, silenciar e assassinar qualquer cidadão que se propõe servir fielmente a pátria moçambicana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Conselho Superior de Defesa Nacional reunido hoje na Presidência da República

Cabo Verde: Conselho Superior de Defesa Nacional reunido hoje na Presidência da República

O nono Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) de Cabo Verde é recebido pela Presidência da República nesta terça-feira, 26…
Moçambique: PR felicita novo primeiro-ministro português

Moçambique: PR felicita novo primeiro-ministro português

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, felicitou nesta segunda-feira, 25 de março, o novo primeiro-ministro de Portugal, Luís…
Revista de Imprensa Lusófona de 26 de março de 2024

Revista de Imprensa Lusófona de 26 de março de 2024

Na Guiné-Bissau “O Democrata” avança que o “Governo disponibiliza mais de dois biliões de francos CFA para a atualização dos…
Governo de Portugal apresenta “nova geração” de Serviços Públicos

Governo de Portugal apresenta “nova geração” de Serviços Públicos

Sob o mote “Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados”, o Governo de Portugal apresentou, em março, no âmbito…