Moçambique: Renamo comenta “invenção da Frelimo” sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar da Renamo. Este foi anunciado no sábado, 26 de fevereiro, pelo chefe de operações das Forças de Defesa e Segurança, Chongo Vidigal. 

Para Mangibire, trata-se de uma “criação do próprio partido no poder [Frelimo], para continuar a falar-se da Junta Militar”. O objetivo da Frelimo, continuou, é acionar os esquadrões da morte, uma vez que o país se aproxima do processo eleitoral e, com “os problemas que o partido no poder tem, neste momento, esta é mais uma tentativa de desviar a atenção do povo moçambicano para algo que não existe”

O representante da maior formação política da oposição em Moçambique garantiu que a Junta Militar não tem um novo líder, depois de Mariano Nhongo ter sido abatido pelas autoridades em outubro do ano passado. Isto porque, prosseguiu, já não existem homens da Junta Militar nas matas, pois todos aderiram ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração

“Nós desmobilizámos, inclusive, muitos combatentes, se não todos, da Junta Militar, sem que tivesse havido algum acordo. Aqueles todos da Junta foram desmobilizados para que tenhamos uma paz sustentável e duradoura”, disse. 

Neste âmbito, questionou então, caso a informação seja verídica, quem será esse líder e quem serão os membros. “Quando lhe perguntam quem foi essa pessoa, diz que não conhece. Se não conhece, porque avançou a informação?”, perguntou, salientando que a obrigação do Estado é recolher toda a informação e, quando estiver madura, divulgar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin