A Renamo e o MDM em Moatize, cidade na província de Tete, convocaram a imprensa esta quinta-feira, 12 de outubro, para partilharem as suas preocupações sobre a alegada fraude nas assembleias de voto nas eleições autárquicas, realizadas na quarta-feira, dia 11.
De acordo com o mandatário da Renamo, o seu partido não vai reconhecer os resultados e acusa os órgãos eleitorais de manipulação. Foi ainda mencionada a detenção de dois dos seus membros nesta quinta-feira, quando os visados, juntamente com mais outros e simpatizantes do partido, dirigiram-se ao Secretariado Técnico de Administrativo Eleitoral (STAE) distrital de Moatize para contestarem a alegada fraude ocorrida durante o processo eleitoral.
Segundo “O País”, a polícia ter-se-á dirigido ao local para repor a ordem. Os dois membros terão sido soltos três horas após as detenções.
Por sua vez, o MDM afirmou igualmente que não vai reconhecer os resultados anunciados pelos órgãos eleitorais e acusou a Frelimo de manipular o processo de votação.