Moçambique

Moçambique: Renamo fala sobre armas escondidas e dinheiro da UE

Membros da Renamo
Membros da Renamo

O Chefe Nacional-Adjunto de Mobilização da Renamo e também membro da Comissão Política do partido, Domingos, Gundana, assegurou que o braço armado desta organização política não tem armas escondidas. Ainda de acordo com a mesma fonte, todo o material bélico está a ser entregue às autoridades, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) da força residual da Renamo. 

As declarações foram feitas num debate, depois de ter sido questionado sobre se a maior formação política da oposição no país estava ou não a entregar todas as armas na sua posse. 

O questionador, o académico Hilário Chacatecitou dados das Nações Unidas de 1992, referindo que o partido tinha nessa altura seis milhões de armas, mas que teria entregue apenas 190 mil. 

“Há uma coisa que me preocupou no irmão Chacate. Falou do número de armas que a Renamo tinha para o Acordo de 1992. Falou de seis milhões de armas. É incrível ouvir isso. Eu sou brigadeiro desde 1982 e uma das coisas que tive foi participar na Comissão de Reintegração, após o Acordo-Geral de Paz. (…) Conheço aquilo que tínhamos e não conheço estes números. Gostaríamos que nos ajudasse para que não continuemos a ser acusados de pessoas que escondem armas”, defendeu Gundana. 

Ao ter feito uma intervenção no evento, o político mencionou então os 60 milhões de euros prometidos pela União Europeia (UE) na altura em que foi assinado o Acordo de Paz Definitiva de Maputo, a 06 de agosto de 2019. Essa quantia iria servir para financiar a implementação do DDR. 

“Moçambique não sabe. Eu estou no DDR e não sei de nada. Houve uma promessa naquele dia da assinatura do Acordo, mas se o dinheiro chegou não sei. Nós, como Renamo, não fazemos parte da gestão de fundos. Apenas temos recursos humanos, que devem voltar para casa”, concluiu.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo