A Renamo manifestou preocupação em relação aos ataques armados em Moçambique, que têm acontecido frequentemente nas zonas Centro e Norte do país.
Quanto aos ataques armados na zona Norte, que ocorrem na província de Cabo Delgado desde outubro de 2017, o maior partido da oposição condenou a atuação dos terroristas.
A posição foi partilhada pela presidente da Liga Feminina da Renamo, Maria Inês, que aproveitou a ocasião do dia do Destacamento Feminino da Renamo, assinalado neste domingo, 05 de julho.
Sobre a pandemia da Covid-19, apelou à tomada de medidas de prevenção. “O nosso país está a atravessar momentos difíceis por causa da pandemia da Covid-19, que está abalando o mundo, sendo que para a sua prevenção e combate somos chamados todos a observar as medidas que têm sido anunciadas pelas entidades da saúde, como a lavagem as mãos com água e sabão ou cinza, sempre que for necessário”.
Foram destacadas ainda medidas como o “uso de máscaras de proteção ao sair de casa para a via pública, a observância do distanciamento social de um metro e meio em lugares de aglomeração de pessoas e ficar em casa, caso não haja necessidade imperiosa de sair”.