Moçambique: Renamo quer esclarecimentos sobre recrutamento compulsivo

A Renamo exigiu ao Governo moçambicano esclarecimentos “mais exaustivos” sobre os rumores de um alegado recrutamento compulsivo de jovens para o cumprimento do serviço militar no Norte de Moçambique. 

“A questão não é dizer que a informação é falsa, mas garantir segurança à população”explicou Venâncio Mondlane, assessor político do líder do maior partido da oposiçãoOssufo Momade, durante uma conferência de imprensa realizada em Maputo. 

Os rumores devem-se ao facto de estarem a circular imagens nas redes sociais que mostram, em vários pontos de Maputo, jovens a correr, alegadamente para fugirem de militares que os querem levar à força para integrar o exército que combate insurgentes no Norte do país. Recorde-se que a província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques armados desde outubro de 2017. 

Entretanto, o Ministério da Defesa veio desmentir a autoria do recrutamento, garantindo que vai investigar o caso para “descobrir a origem, motivações e os autores” das informações que lançaram o alerta em alguns bairros. 

Ainda assim, a Renamo considerou “vazio de conteúdo” o comunicado do ministério, afirmando que se trata de “falta de coordenação institucional”uma vez que as informações circulam há mais de quatro dias nas redes sociais. 

“Os comunicados dos ministérios do Interior e da Defesa foram muito superficiais e não respondem ao que é o anseio da população”frisou Mondlane. 

O suposto recrutamento coincide com a época de recenseamento militar, lançado a 10 de janeiro com final previsto para 28 de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin