A Renamo, que nas eleições autárquicas realizadas a 10 de outubro venceu na autarquia de Cuamba, no Niassa, reconheceu que as obras locais feitas durante o mandato da Frelimo foram positivas e prometeu continuar a trabalhar para a melhoria das condições de vida dos habitantes dessa cidade.
O cabeça-de-lista da Renamo, Mário Cinquenta Naula, afirmou numa entrevista dada ao “Notícias” que o seu partido vai trabalhar com parceiros nacionais e internacionais na mobilização de recursos para viabilizar o trabalho iniciado pela Frelimo no presente mandato. O futuro presidente da autarquia garantiu que irá ser levada a cabo uma governação que privilegia intervenções nas infraestruturas de educação, saúde, energia, vias de acesso e abastecimento de água em todos os bairros. Segundo o político, a principal preocupação neste momento é o baixo índice de oferta dos serviços básicos na zona suburbana.
Cinquenta Naula avançou também que iria haver a intervenção do Fundo de Investimento do Património de Abastecimento de Água (FIPAG) na construção de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água para o centro da cidade e alguns bairros suburbanos, através de uma rede totalmente renovada.
No entanto, o cabeça-de-lista do partido tenciona ver a cobertura alargada a mais cidadãos. O alargamento da rede de fornecimento de energia elétrica aumentou nos bairros de expansão, mas ainda há pouca água. Mário Cinquenta Naula referiu que, para que este défice fosse colmatado, deveria ser privilegiada a abertura de furos.
Na área da saúde, prometeu que irão ser expandidos os serviços aos bairros, com o objetivo de aliviar a pressão sobre as unidades de referência, tendo, para isso, que ser construídos postos de saúde. Já na área da educação, a preocupação recai sobre a redução do número de salas de aula construídas com material precário, com recurso a tijolos queimados produzidos pelas famílias.
Outro problema que a Renamo quer ver tratado na cidade de Cuamba está relacionado com os elevados índices de criminalidade no local, onde são reportados frequentemente assaltos na via pública. O futuro presidente assegurou que irá trabalhar com as forças da lei e da ordem, recorrendo à estratégia de intervenção em cada bairro.