Moçambique

Moçambique: Renamo solicita sessão extraordinária para Governo esclarecer dívidas ocultas

A bancada parlamentar da Renamo solicitou, com carácter de urgência, a convocação de uma sessão extraordinária da Assembleia da República para o esclarecimento, por parte do Governo, dos contornos relacionados com as dívidas ocultas. Este pedido surge no âmbito das novas revelações feitas no processo, que envolvem a Frelimo e o líder do partido e também Presidente da República, Filipe Nyusi.

A informação foi partilhada pelo porta-voz da Renamo, José Manteigas, através de uma conferência de imprensa, onde foi dito que a bancada parlamentar já requereu o agendamento da referida sessão.

“O povo moçambicano tem acompanhado com crescente preocupação as revelações em sede de julgamento no tribunal de Brooklyn, Nova Iorque [nos Estados Unidos da América], de arguidos que respondem pelas dívidas inconstitucionais e ilegais, conhecidas como dívidas ocultas. Pela sua gravidade e impacto negativo na sociedade moçambicana, consideramos ser urgente que o Governo vá à casa do povo para explicar-se, uma vez que está em causa o bom nome do país e a credibilidade do Presidente da República, que vem sendo citado nas declarações”, afirmou.

Manteigas acrescentou que outra das preocupações da Renamo é o clima de insegurança que se vive em Moçambique, principalmente na província de Cabo Delgado, que é alvo de ataques desde outubro de 2017.

“Há mais de dois anos ocorrem, na província de Cabo Delgado, ataques armados às populações, instituições públicas e privadas, protagonizadas por grupos ainda não identificados pelas Forças de Defesa e Segurança. Pelo impacto negativo das mortes cruéis e destruições que daí resultam, é imperioso que o Governo esclareça aos moçambicanos os contornos destes ataques e a correspondente solução”, defendeu.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo