Moçambique: Renamo submete candidatura de Momade a Presidente da República

A Renamo oficializou a candidatura do seu líder, Ossufo Momade, à presidência de Moçambique, ao ter submetido a mesma esta quarta-feira, 26 de junho, para a as eleições de 15 de outubro. Segundo o secretário-geral do partido, André Magibire, foram cumpridos todos os requisitos para o procedimento efetuado.

Foi o mandatário da maior formação política da oposição no país, Venâncio Mondlane, que se dirigiu ao Conselho Constitucional (CC) para legitimar a candidatura de Momade, tendo sido acompanhado pelo secretário-geral e por alguns membros da Comissão Política da Renamo. O CC recebeu, verificou e a acusou a receção dos documentos para a formalização da candidatura.

Quando questionado pela imprensa sobre por que razão o presidente da Renamo não testemunhou este acto, Magibire afirmou que Momade está ocupado com assuntos do partido na Serra da Gorongosa. A pergunta foi feita porque, apesar de a lei moçambicana não exigir a presença do candidato à eleição presidencial, é habitual os concorrentes estarem no ato de apresentação para saudarem os militantes e falarem à imprensa.

Sobre o recenseamento eleitoral, o secretário-geral disse tê-lo considerado vergonhoso, indicando o caso da província de Gaza, a sul do país, que ganhou mais dez mandatos para a Assembleia da República por ter ultrapassado a meta do número de registo de eleitores. O político acusou o Secretário Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de ter programado a manipulação do recenseamento para beneficiar a Frelimo, partido no poder.

Recorde-se que a submissão de candidaturas para as eleições presidenciais decorre até 16 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…