A Reserva Especial do Niassa, que envolve parte das províncias de Niassa e Cabo Delgado, não regista, abate de elefantes por caçadores furtivos pelo quarto ano consecutivo. O anúncio foi feito no último domingo, no distrito de Magude, na província de Maputo, pela Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, que falava por ocasião do Dia Internacional do Fiscal da Flora e Fauna Bravia que assinalado à 31 de Julho.
O feito é fruto das ações de várias unidades de fiscalização e protecção da biodiversidade, órgãos da administração da justiça e comunidades locais. “Temos a oportunidade de destacar que, pelo quarto ano consecutivo, particularmente na Reserva Especial do Niassa, não registamos abate de elefantes, que era um dos maiores problemas que vinhamos enfretando”, anunciou a Ministra.
A Reserva Especial do Niassa, a maior área protegida no país, foi fundada em 1960 e destaca-se por possuir grande variedade de animais, como leões, elefantes, búfalos e outros.
O Dia Internacional do Fiscal foi instituído à 31 de Julho de 2007 pela Federação Internacional do Fiscal e este ano, no país, a data celebrou-se sob lema “Promovendo a Participação Activa da Mulher na Fiscalização da Biodiversidade”.