Moçambique: Resgatados 21 deslocados em Cabo Delgado

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram que resgataram 21 pessoas de Mbau, uma aldeia situada na província de Cabo Delgado. Esta zona tinha sido anteriormente ocupada por terroristas. 

Os deslocados foram transportados para Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, para receberem assistência médica. Estes indivíduos foram encontrados durante buscas por inimigos, segundo o primeiro-tenente das FADM, Genito Manganimanja. 

Entre os 21 sobreviventes encontram-se duas crianças e vários idosos, partilhou a mesma fonte. Uma outra criança de três anos terá morrido antes de poder ser transportado para Pemba, devido a problemas de respiração, além de uma mulher idosa debilitada, que perdeu a vida durante a viagem de 200 quilómetros, que demorou cerca de dez horas. 

Os deslocados foram encontrados durantes uma incursão das forças armadas em Mbau, zona remota do distrito de Mocímboa da Praia. Nesse local havia uma das várias bases dos insurgentes, que foram, entretanto, abandonadas. 

De acordo com Manganimanja, as vítimas sobreviventes relataram que foram obrigadas a conviver na sua aldeia, durante longos períodos, com rebeldes e que passaram por muitas dificuldades para conseguirem comida. “De onde saíram, a alimentação era difícil. Viviam de mandioca seca”, que depois acabou, acrescentou. «

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin