Moçambique: Revogado decreto que descrimina alunas grávidas

O Ministério da Educação moçambicano revogou um decreto de 2003 que estabelecia que todas as alunas grávidas frequentassem as aulas nocturnas e proibindo a frequência do horário diurno.

O porta-voz do Ministério, Manuel Simbine, citado na edição de segunda-feira do jornal “Noticias” de Maputo, desculpou-se pelo decreto de 2003, alegando que correspondia ao contexto específico da época, caracterizado pela violência nas escolas, e um elevado número de gravidezes na adolescência e de meninas que abandonavam a escolaridade.

“O cenário atual é diferente”, disse o porta-voz, “A sociedade agora pensa de forma diferente. Temos que acompanhar a nova visão, pensamentos, realidades e condições de aprendizagem que não tínhamos em 2003. Hoje temos meios de manter as meninas grávidas na escola durante o dia, e uma delas é o ensino à distância”.

O decreto de 2003 sempre foi fortemente criticado, como uma medida que discriminava as meninas, e que, ao obrigá-las a viajar de e para a escola à noite, as expunha a mais perigos. A revogação do decreto de 2003 entra em vigor a partir do ano letivo de 2019.

Esta medida é uma vitória para o “Movimento Educação para Todos”, uma iniciativa da sociedade civil que defende que o decreto era um ataque contra o direito constitucionalmente consagrado das meninas à educação.

Uma porta-voz do Movimento, Tassiana Tome, disse que a revogação do decreto é um passo importante na defesa dos direitos das mulheres e meninas. “Ainda há muitos desafios para garantir a equidade de género no acesso à educação e combater as várias formas de violência contra meninas, dentro e fora da escola, desde o assédio sexual até aos casamentos forçados”, declarou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…
Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

A Google DeepMind continua a inovar no campo da inteligência artificial e agora expande-se para a robótica com os modelos…
Angola tem descida de 25,26% na inflação

Angola tem descida de 25,26% na inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola divulgou novos dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor Nacional, que…
Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde reforça a sua aposta no mercado português e na promoção da sua cultura e gastronomia na 35.ª edição…