Moçambique: SADC abate 17 terroristas e destrói base em Cabo Delgado

A missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) em Moçambique conseguiu abater 17 insurgentes durante uma operação realizada na província de Cabo Delgado. Foi também destruída uma base terrorista no local. 

O anúncio foi feito neste domingo, 26 de setembro, tendo sido ainda reportada a morte de um soldado das tropas da SADC durante a ofensiva. A ação decorreu no sábado, dia 25, em apoio às forças moçambicanas. 

O alvo foi uma base em Chitima, no distrito de Nangade, que faz fronteira com a Tanzânia, ao longo do rio Rovuma. “Ao que tudo indica, a base era comandada pelo xeque Njile North”, pode ler-se num comunicado. 

A SADC informou ainda sobre três soldados seus terem ficado feridos, mas disse que já se encontram em recuperação. 

Houve ainda confronto com outro grupo de rebeldes a sul do rio Messalo, no interior da província, onde se suspeita que haja mais bases de terroristas. A força conjunta “conseguiu matar um rebelde e confiscar três espingardas”, e ainda “capturar um professor suspeito” de fazer parte da insurgência e “que está a ser interrogado”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…