O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) ofereceu, no último fim de semana, material de higiene à Ilha de Inhaka, Distrito Municipal de KaNyaka, no Município de Maputo, com o objectivo de ajudar a minimizar as dificuldades enfrentadas no âmbito da pandemia de Covid-19.
A doação trata-se de um lote de produtos composto por três mil máscaras, oito caixas de sabão, vinte e sete baldes com torneiras, dez litros de álcool em gel, bem como material institucional do INSS, constituído por camisas e bonés.
O gesto do INSS, segundo o delegado, a nível da cidade de Maputo, Rui Esteves Guimarães, insere-se no esforço da sua instituição com vista à prevenção e o combate desta pandemia que assola o país, através de acções multissectoriais, em que o INSS participa no âmbito do seu programa de acção sanitária e social.
Para Alexandre Muianga, vereador do Distrito Municipal de KaNyaka, os utensílios e os produtos de higienização oferecidos pelo INSS chegaram numa altura oportuna, visto que a ameaça da pandemia ainda é presente e forte, tendo prometido, por outro lado, que os mesmos serão entregues aos munícipes de KaNyaka, bem como aos membros da Assembleia Municipal.
O INSS tem participado na luta contra a pandemia e outras situações, em articulação com instituições, sobretudo as que se dedicam a questões humanitárias. Em Abril passado, a título de exemplo, o INSS, através do respectivo Presidente do Conselho de Administração, Kabir Fahar Ibrahimo, igualmente no âmbito do seu programa de acção sanitária e Social, procedeu à entrega, em Pemba, ao Instituto Nacional de Gestão e Redução de Desastres (INGD), de um apoio constituído por diversos produtos, destinado aos pensionistas que foram afectados pela COVID-19 e pelas acções terroristas que estão a assolar a Província nortenha de Cabo Delgado.
Tratou-se de um apoio constituído por, essencialmente, 100 sacos de arroz, 100 sacos de farinha de milho, 50 embalagens de açúcar, 100 galões de óleo, 100 embalagens de papa instantânea, 1000 kg de feijão manteiga, 50 caixas de sabão, 500 quilogramas de sal, 5 fardos de roupa diversa e 1 fardo de sapatos. O INGD encarregou-se de fazer a distribuição aos necessitados e deslocados de guerra espalhados pela Província de Cabo Delgado.
Aurelio Sambo