O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) de Moçambique registou, no período compreendido entre 13 de dezembro a 03 de janeiro, a entrada de 230.639 viajantes, contra 145.069 em igual período do ano passado.
Segundo o SENAMI, o maior fluxo de viajantes a nível nacional, particularmente de entrada, foi registado a 24 de dezembro de 2021, quando atravessaram 31.302 viajantes. Destes, 27.409 passaram através do posto de travessia de Ressano Garcia na Provincia de Maputo.
Já o movimento de saída ocorreu de forma gradual, tendo o pico sido registado a 02 de janeiro corrente, quando transitaram pelos postos de travessia nacionais 12.920 pessoas.
“Particularmente em Ressano Garcia, na província de Maputo, que apresentou maior fluxo migratório a nível nacional, o SENAMI, para flexibilizar o atendimento de viajantes neste posto de travessia teve que estender o horário de funcionamento, para além de ter feito um reforço dos meios humanos e alocado mais equipamento para o despacho migratório de viajantes”, avancou Celestino Matsinhe, porta -voz do SENAMI.
Aurelio Sambo- Correspondente