Sessenta jovens, dos quais sete do sexo feminino, do distrito de Ibo, em Cabo Delgado, beneficiaram de treino em Técnicas básicas de Construção Resiliente, para ajudar a comunidade local a erguer os seus abrigos, a maior parte foram destruídos após o ciclone há mais de três anos.
O distrito de Ibo foi um dos mais afectados pelo ciclone tropical Keneth em abril de 2019, e apenas parte de infraestruturas governamentais e estabelecimentos turísticos foram reabilitados.
Na última semana, as autoridades locais apresentaram em cerimónia pública, os beneficiarios dessa formação, tendo o administrador local, Issa Tarmamade, apelado aos jovens, a preservar as conquistas alcançadas em nome da cidadania e preservação da paz.
Issa Tarmamade, lembrou aos jovens que a construção da ilha do Ibo, depende do engajamento da juventude em causas patrióticas “jovens, usem as técnicas que aprenderam para participar na reconstrução do Ibo, após o ciclone Keneth que devastou a nossa ilha” recomendou.
Os beneficiários manifestaram a sua vontade de contribuir nas ações de reconstrução da ilha de Ibo. A formação de jovens em técnicas básicas de construção resiliente foi organizada pelo governo do distrito de Ibo em parceria com Agência de Cooperação Belga e as organizações OIKOS e OIM.