Moçambique: Sistema financeiro do país vulnerável ao aumento da dívida pública

O Banco de Moçambique (BM) informou no seu Boletim de Estabilidade Financeira 2019, recentemente divulgado, que o aumento da dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) do país é uma vulnerabilidade importante do sistema financeiro.

De acordo com o documento, existem outros setores que se estão a ressentir pela elevada dívida pública devido ao peso do Estado na economia e ao hiato na cobertura das suas responsabilidades, com os altos níveis de empréstimos vencidos, restringindo a disposição dos bancos em conceder créditos às empresas e às famílias.

O crescimento económico no primeiro semestre de 2019 foi afetado pelos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram as regiões Centro e Norte do país. Tendo em conta este cenário, o BM prevê uma desaceleração do crescimento económico em 2019, seguida de uma recuperação gradual em 2020, apesar de ser ainda abaixo do seu potencial.

Apesar de as instituições de crédito, especialmente as de importância sistémica, terem sido afetadas pelo fraco desempenho da economia e pelo incumprimento das obrigações dos diferentes intervenientes no sistema bancário, a instituição financeira mencionou que o risco global para a estabilidade financeira em Moçambique diminuiu nos últimos três anos.

“Os níveis nominais das taxas de juro reduziram-se contribuindo para a flexibilização das condições financeiras, facto que, associado às altas taxas de solvência bancária que aumentaram a resistência no sector bancário, favoreceu a redução do risco sistémico”, pode ler-se no documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin