Depois da província de Sofala ter sido devastada pelos ciclones Idai, Eloise e Chalane, nos últimos três anos, o sector pesqueiro registou melhorias em 2022, ao registar incremento da produção pesqueira ao atingir uma realização de 97,41% correspondente a um aumento de 5,2% quando comparado com ano 2021.
O Governador da província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, disse no lançamento oficial da campanha de pesca 2023, que decorre sob o lema “Por uma pesca e aquacultura sustentáveis contribuindo para integridade dos ecossistemas aquáticos”, que em 2022 foram produzidas 7.314,45 toneladas de pescado diverso.
Lourenço Ferreira Bulha apontou que o financiamento de embarcações, alocação de motores, artes de pesca sustentáveis e outros kits pesqueiros, através do Projecto Mais Peixe Sustentável, como os factores que impulsionaram a melhoria dos resultados pesqueiros na província de Sofala.
No acto do lançamento da campanha de comercialização neste ano foram entregues a vários operadores pesqueiros licenças de pesca e cartões de identificação de pescador artesanal. Na província de Sofala em sete dos 13 distritos há atividade pesqueira.