A Espanha estendeu até 29 de dezembro as restrições da entrada no país de voos de nove países da África Austral, entre os quais Moçambique, refere a “Folha de Maputo”. O motivo deve-se à variante Ómicron da Covid-19, que o país europeu quer travar.
De acordo com o Boletim Oficial do Estado publicado nesta quarta-feira, 15 de dezembro, são mantidas restrições aos voos da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Zimbabué, Maláui e Zâmbia para aeroportos espanhóis.
A medida entrou em vigor a 02 de dezembro e irá manter-se até às 24:00 de 29 do mesmo mês. Este período poderá ser prolongado, se necessário, em função da evolução da pandemia e das decisões que possam ser adotadas de forma coordenada pela União Europeia.
A partir destes nove países, os voos para Espanha só podem ser efetuados por cidadãos de Espanha ou de Andorra, além de residentes em ambos os países ou passageiros em trânsito internacional para um país não Schengen com uma escala inferior a 24 horas, sem sair da zona de trânsito do aeroporto espanhol.