O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) continua sem definir uma data para a reunião que irá definir a realização do Congresso, altura em que se decidirá um novo líder para o partido. Recorde-se que o ex-presidente, Daviz Simango, morreu a 22 de fevereiro.
De acordo com o secretário-geral do MDM, José Domingos, o encontro está refém da autorização do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, devido às novas medidas de combate à Covid-19. Estas foram anunciadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no passado domingo, 25 de abril.
A reunião tinha sido marcada para a primeira quinzena de abril, mas foi adiada após a recusa do Ministério da Justiça, instituição liderada por Helena Kida, em permitir a realização do evento, que irá reunir mais de 120 pessoas.
Também segundo Domingos, o MDM vai submeter ainda nesta terça-feira, 27 de abril, um novo pedido de autorização para a realização do encontro. Uma vez que não existem datas para a realização da reunião, prosseguiu, não há igualmente qualquer “movimentação” por parte dos interessados em assumir a presidência da terceira maior força política nacional.
“A única coisa que sei é que será no Conselho Nacional que os interessados começarão a submeter as suas candidaturas. Neste momento, são especulações de cada um”, partilhou.