Passado uma semana do Presidente da República de Moçambique lamentar os esquemas de compra e venda de cartões, uma mulher de 33 anos de idade afecta no Hospital da Província de Inhambane encontra-se sob custódia policial acusada da venda ilícita de cartões de vacinação contra o Covid-19.
A técnica de medicina preventiva, com mais de 10 anos de serviço, terá cometido o crime quando um indivíduo telefonou alegando que se tratava de um professor que precisava de comprar cartões para ajudar um amigo e esta acabou cedendo sem saber de que se tratava de agentes da Polícia que a investigavam. Os agentes prenderam a técnica em flagrante delito.
O Chefe de relações públicas do Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) em Inhambane, Alceres Cuamba, apresentou à imprensa a acusada em causa e referiu que a detenção foi feita graças à denuncia popular e acredita que avaliado a metodologia usada, esse esquema pode ter mais envolvidos.
“Foi detida esta concidadã técnica de medicina preventiva afecta no hospital Provincial de Inhambane indiciada na pratica do tipo legal de crime de falsificação agravado de documentos. Na sua posse foram encontrado os dois cartões em que ela venderia por mil meticais cada a utentes ou pessoas que não tivesse sido administrado a vacina contra a Covid-19″.
Enquanto que a indiciada de 33 anos afirma estar arrependida pelo acto “um Senhor que não o conheço, telefonou-me alegando que era professor e que precisava de um grande favor meu, queria um cartão de vacinação porque esteve longe e não conseguiu vacinar e mais tarde enviou mensagem pedindo mais um para seu amigo. Assim o fiz e agora estou nas mãos da polícia, estou arrependida aconteça o que acontecer juro que não voltaria a fazer isto” disse a arguida.
O SERNIC continuará com as investigações para a detenção de outros envolvidos neste negócio, tanto compradores como os vendedores dos cartões de vacinação contra Covid-19. Os investigadores também não descartam a hipótese de que mais funcionários da Saúde estejam em comunhão com o acto.
Aurelio Sambo