O último fim-de-semana foi marcado por mais uma investida dos grupos terroristas, no distrito de Quissanga e na ilha Quirimba, no distrito insular de Ibo, na província de Cabo Delgado.
Relatos locais referem que os terroristas, organizados em grupo de mais de 10 homens, pela manhã de sábado, se deslocaram até à zona comercial de Quissanga, conhecida por Quissanga Praia, para aquisição de diversos produtos alimentares, enquanto outros elementos esperavam na aldeia Mussomero, que dista seis quilómetros. Na aldeia Mussomero, os terroristas criaram um acampamento, tal como nas ocasiões anteriores.
Segundo os testemunhos, os “alshababs” ou “mashababi”, como são chamados localmente, não protagonizaram atos de violência, apesar de terem capturado um grupo de jovens para ajudar a carregar a mercadoria. Também devolveram a motociclo que tinham usado para carregar alguns produtos alimentares.
Já na madrugada de domingo, pela madrugada, mais de 20 terroristas passaram pelo mangal e, aproveitando-se da maré baixa, atravessaram até à ilha Quirimba, no distrito de Ibo. À sua chegada, conforme relatos de residentes, os alshababs efetuaram vários disparos, tendo obrigado à fuga da população.
Já no princípio da manhã, os residentes afirmaram que o grupo estava à procura de elementos das Forças de Defesa e Segurança. “Eles passaram aqui, falam a língua local e também Kiswahili, e disseram que estavam à procura dos militares,” indicou um residente.
Até ao meio-dia de domingo, não havia indicação de danos humanos e materiais infligidos.