Os insurgentes decapitaram três homens na aldeia Nova Zambézia, pertencente ao Posto Administrativo de Chai, no distrito de Macomia, localizado na província de Cabo Delgado. O ocorrido foi registado no sábado, 15 de janeiro, segundo a “Carta de Moçambique”.
Fontes locais disseram à publicação que as vítimas foram mortas após várias perguntas sobre a presença das Forças de Defesa e Segurança no local. Depois de terem ouvido as respostas, os terroristas decapitaram os três homens e deixaram que as esposas das vítimas regressassem às suas casas.
Nesse mesmo dia, à noite, na sede do distrito de Nangade, a norte de Cabo Delgado, os habitantes locais terão ouvido vários tiroteios. Estes terão sido alegadamente trocados entre as forças conjuntas moçambicanas e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) e os terroristas.
Também no dia seguinte, na aldeia Nkoe, próxima de Nova Zambézia, algumas pessoas abandonaram as suas casas depois da circulação de informações acerca da presença de um grupo de homens armados junto à região.