Moçambique

Moçambique: Terroristas invadem porto de Mocímboa da Praia

Os grupos armados que têm realizado ataques na província de Cabo Delgado voltaram a invadir a zona nesta quarta-feira, 12 de agosto. Desta vez, o alvo foi Mocímboa da Praia, de acordo com fonte do exército moçambicano.

“Há vários colegas nossos da força marinha que morreram”, declarou uma fonte local. Segundo a mesma, houve confrontos entre as forças governamentais e o grupo, mas desconhece-se ainda o número de mortos e de feridos.

Nas instalações portuárias, acrescentou, os atacantes conseguiram instalar um ponto de resistência. Esses autores reivindicam uma causa ‘jihadista’ contra as autoridades.

“Muitas pessoas fugiram. Os que mais sofreram foram os que estavam de prontidão, mas não estavam devidamente equipados para fazer face a eles [os insurgentes], mencionou também a fonte.

“Normalmente, nestas condições, abandonamos a posição e depois vamos nos preparar para tentar recuperá-la”, explicou.

Os insurgentes passaram então a controlar a infraestrutura após quase cinco dias de confrontos, que tiveram início a 05 de agosto. Os confrontos ocorreram entre os invasores e a força da marinha, conhecida por fuzileiros navais, que defendia o porto até então. Mas as Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique acabaram por ficar sem munições.

Entretanto, o Estado Islâmico divulgou nos seus canais de comunicação imagens de elementos mortos das FDS, além de armas e munições capturadas em duas barracas de Mocímboa da Praia, alegadamente pela filial moçambicana.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo