Moçambique: Terroristas rendem-se às FDS

Um grupo terrorista viu 15 membros desertar, há dias, das suas fileiras. Sabe-se agora que os mesmos decidiram render-se às Forças de Defesa e Segurança, no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado

Segundo fontes locais, os desertores encontravam-se numa das bases dos terroristas, localizada no Posto Administrativo de Quiterajo, em Macomia. Os insurgentes disseram que esta é a base principal do grupo, onde estão escondidos os líderes do movimento. 

Também de acordo com os desertores, o cenário está caótico nas fileiras dos invasores, uma vez que existem membros que continuam a desertar. Um dos motivos deve-se ao receio da chegada das tropas estrangeiras a Moçambique, uma vez que os insurgentes têm perdido terreno. 

Alguns já foram desalojados, como é o caso dos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, que voltaram a estar sob controlo das autoridades moçambicanas. Entretanto, estão a ser feitos esforços para limpar Macomia, Muidumbe, Nangade e Quissanga, tendo neste último local sido encontrados recentemente cinco corpos decapitados. 

As mesmas fontes afirmaram que as vítimas terão sido assassinadas por na passada sexta-feira, 18 de setembro. Este ataque aconteceu um dia após o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, ter dito que o distrito de Quissanga estava livre dos invasores e que a população local já podia regressar ao distrito. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin