Moçambique: Total Energies satisfeita com restabelecimento da segurança em Cabo Delgado

O CEO da Total Energies, Patrick Pouyanné, visitou dia 2 de fevereiro a zona industrial de Afungi, a aldeia de reassentamento de Quitunda, as vilas de Palma e Mocímboa da Praia, e teve um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, onde manifestou optimismo com o restabelecimento da segurança em Cabo Delgado.

Pouyanné sublinhou que “a situação de Cabo Delgado melhorou significativamente como resultado da acção das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique que tem contado com o apoio das forcas da SAMIM e do Rwanda”.

Todavia, para melhor avaliação das condições de retoma das actividades suspensas devido ao terrorismo, a empresa contratou um especialista para o aconselhamento.

O CEO da Total e o Presidente da República discutiram todos os aspectos relacionados ao Projecto Mozambique LNG, a ser desenvolvido na Área1 da Bacia do Rovuma, incluindo a situação humanitária e de segurança na Província de Cabo Delgado.

O Mozambique LNG é o primeiro projecto de gás a ser desenvolvido em terra e inclui o desenvolvimento dos Campos Golfinho e Atum localizados na Área 1, no mar, e a construção de dois trens de liquefacção com capacidade total de 13.1 milhões de toneladas por ano.

Importa referir que a Total Energies, retirou o seu pessoal, incluindo empresas subcontratadas, após o ataque terrorista ocorrido em Palma a 24 de março de 2021, que provocou dezenas de mortos, na sua maioria estrangeiros que se encontravam num estabelecimento hoteleiro.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…