Moçambique: Transportes públicos terão até 70% de prejuízo por dia

O setor de transportes públicos em Moçambique está a registar perdas de faturação diárias que rondam os 57%, o que acontece desde março. O número pode subir para 70% se as medidas adotadas para travar a pandemia da Covid-19 continuarem em vigor durante mais dois meses.

Esta tendência de agravamento para 70% foi reportada pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), sendo uma das saídas para aliviar as perdas a redução do preço de combustível para níveis mais adequados.

O último reajuste foi feito a 13 de maio, sendo cobrados 3.36 meticais (4,38 euros) por litro para o gasóleo e 2.27 meticais (2,96 euros) para a gasolina, passando para 64.22 meticais (83,83 euros) e 60.15 meticais (78,52 euros) por litro, respetivamente. No entanto, esses valores estiveram aquém das expectativas do setor privado.

“A redução decretada pelo Governo já era clamada pelo setor privado. Contudo, a sua magnitude foi aquém do expectável. Pelo que, o seu impacto no tecido económico é limitado, principalmente nos setores que têm o combustível como a principal matéria-prima, nomeadamente o setor dos transportes, em que o combustível representa cerca de 45% dos custos operacionais”, explicou a CTA.

Apesar do setor privado ter recebido com agrado a notícia da redução do preço dos combustíveis, espera que a redução venha, futuramente, a acompanhar a tendência do mercado internacional, sem descurar alguns fatores que também influenciam a determinação do preço, como a tendência de valorização do dólar e a redução do consumo dos combustíveis devido aos impactos da Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin