Moçambique: Transportes públicos terão até 70% de prejuízo por dia

O setor de transportes públicos em Moçambique está a registar perdas de faturação diárias que rondam os 57%, o que acontece desde março. O número pode subir para 70% se as medidas adotadas para travar a pandemia da Covid-19 continuarem em vigor durante mais dois meses.

Esta tendência de agravamento para 70% foi reportada pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), sendo uma das saídas para aliviar as perdas a redução do preço de combustível para níveis mais adequados.

O último reajuste foi feito a 13 de maio, sendo cobrados 3.36 meticais (4,38 euros) por litro para o gasóleo e 2.27 meticais (2,96 euros) para a gasolina, passando para 64.22 meticais (83,83 euros) e 60.15 meticais (78,52 euros) por litro, respetivamente. No entanto, esses valores estiveram aquém das expectativas do setor privado.

“A redução decretada pelo Governo já era clamada pelo setor privado. Contudo, a sua magnitude foi aquém do expectável. Pelo que, o seu impacto no tecido económico é limitado, principalmente nos setores que têm o combustível como a principal matéria-prima, nomeadamente o setor dos transportes, em que o combustível representa cerca de 45% dos custos operacionais”, explicou a CTA.

Apesar do setor privado ter recebido com agrado a notícia da redução do preço dos combustíveis, espera que a redução venha, futuramente, a acompanhar a tendência do mercado internacional, sem descurar alguns fatores que também influenciam a determinação do preço, como a tendência de valorização do dólar e a redução do consumo dos combustíveis devido aos impactos da Covid-19.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Governo quer retirar 25 empresas do programa de privatização

Angola: Governo quer retirar 25 empresas do programa de privatização

O Governo angolano prevê a retirada de 25 empresas e ativos do programa de privatização, por razões diversas.  A informação…
Países da CPLP diminuíram mortalidade infantil nos últimos 30 anos

Países da CPLP diminuíram mortalidade infantil nos últimos 30 anos

Todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) diminuíram a mortalidade infantil nos últimos 30 anos, segundo a…
Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

Brasil: como o mundo virtual está a mobilizar divergências políticas no país

As redes sociais têm sido o ambiente preferido dos apoiantes de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, para se mobilizarem. No…
STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

Para os santomenses uma das prioridades é conhecer rapidamente o desfecho da investigação relacionada com os acontecimentos de 25 de…